17 maio 2014


Pipoca é saudável? Posso comer na minha R.A?

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Trocar uma fruta por uma porção de pipoca na hora do lanche pode ser uma opção não só saborosa, mas também mais saudável -- pelo menos é o que diz uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicada no dia 25.
Um grupo de estudiosos descobriu que o petisco preferido dos cinéfilos contém mais polifenois -- substâncias químicas antioxidantes -- do que algumas frutas e legumes.


Os antioxidantes, bastante presentes em frutas e hortaliças, são responsáveis por diminuir a presença dos radicais livres no organismo, causadores do envelhecimento e de várias doenças como câncer e Alzheimer. Não por acaso, os alimentos que possuem essas substâncias são chamados de "funcionais".
Joe Vinson, autor da pesquisa e pioneiro na análise de componentes saudáveis no chocolate, nozes e de outros alimentos comuns, explica que esses antioxidantes estão mais concentrados na pipoca pela sua pouca concentração de água, já que os polifenóis são diluídos no líquido.
"A pipoca tem apenas 4% de água em média, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras".
A lógica é a mesma para frutas secas como a uva passa, por exemplo. Como a casca da uva também é fonte de polifenois, quanto menos água tiver, maior será a concentração da substância antioxidante.
'Santa casquinha'
É na casquinha da pipoca que estão os polifenois e as fibras. Justamente a parte que costuma ser descartada para evitar que se enrosquem entre os dentes, afirma Vinson. "Essas cascas merecem mais respeito. Elas são as pepitas de ouro da nutrição.", brinca o pesquisador.
Ele explica que a pipoca é um alimento composto de 100% de grãos integrais, enquanto outros que recebem a mesma denominação muitas vezes têm grãos diluídos a outros ingredientes. "Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral, na média geral, apenas metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia, e a pipoca poderia preencher essa lacuna de uma forma muito agradável".
Tanto entusiasmo, no entanto, não exclui ressalvas por parte do pesquisador. Segundo ele, a pipoca só se torna um alimento saudável se for feita do jeito tradicional, em uma panela ou pipoqueira na qual os grãos explodem no ar, sem muito óleo e sal. As versões de microondas e as amanteigadas, como as vendidas nos cinemas, não são recomendadas.
"A pipoca feita na pipoqueira tem o menor número de calorias, é claro", disse Vinson. Enquanto a de microondas tem o dobro de calorias e, se você a cozinhar com o óleo de cozinha, este também tem o dobro de calorias das que são feitas na pipoqueira".
Fonte: Jornal A Gazeta







RECEITA - Pipoca light:
Ingredientes:
2 colheres de sopa de milho para pipoca
1 colher de chá de manteiga ou azeite ou óleo
1 colher de chá de sal
Modo de preparo na panela:
Coloque todos os ingredientes na panela e leve ao fogo alto, assim que a manteiga derreter ou o óleo esquentar, tampe a panela e mexe até que todos os grãos estourem.
Modo de Preparo no microondas:
Em um pote de vidro alto proprio para o microondas, adicione todos os ingredientes e tampe o pote com um prato de vidro ou porcelana proprio para microondas. Aperte a função pipoca e pronto.
Rendimento: aproximadamente 4 xícaras de pipoca estourada.


Bjus até a próxima!!!

2 comentários:

CHEGAREI LÁ.... disse...

Adooooooro uma pipoquinha e claaaro já havia procurado saber se ela era vilã ou mocinha na RA e sempre fico muito feliz quando há a confirmação de que ela é uma mocinha,rsrrsrs,e eu gosto mesmo é da tradicional...huuum que delicia!!!!

Franciele Gonçalves Franco Dalicani disse...

Oi Linda que bom receber sua visita!!! ah pipoca eu não posso viver... tem dias que me dá uma vontade e é muito bom saber que a pipoca ajuda na R.A e principalmente os benefícios que ela traz pois ela é melhor que a fruta... eu também prefiro a natural quem gosta aqui de amanteigada é meu sogro comprou tantos pacotes que estamos ajudando para não vencer kkkkkk beijão e volte sempre!
*--*

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