29 maio 2014


SAL - Bom ou Ruim Pra Você, Afinal?

0


Olá meus
 amores tudo bem? Li este post ontem por e-mail e quis compartilhar com vocês pois a verdade que tomo mundo fala sobre alimentos talvez não seja bem assim... ficou claro que ontem no post trouxe artigo publicado no INSTAGRAM do Dr.Roberto Franco do Amaral e ali são 6 alimentos que falam que faz mal e a ciência comprovou que mais uma vez esses alimentos são benéficos e  por detrás disso tudo as pessoas são manipuladas pelos grandes, que escondem para darmos dinheiro as indústrias de suplementos, remédios emagrecedores, farmácias, governos... pois eles sabem que isso trás muito dinheiro para eles... Não escondo minha admiração pelo Emagrecer de Vez quem me acompanha já deve ter lido aqui em post (relembre post anterior aqui) e citado como apreciadora do trabalho pois muitas pessoas que ele ajudou alcançaram a forma de emagrecimento saudável e não passam fome e nem se privam dos alimentos... Como ele repassa informação de qualidade gratuita eu venho aqui também repassar para vocês então confira e sente e relaxe lendo!!! rsrs 
Beijos

Pergunte à qualquer pessoa na rua “Sal é bom pra saúde?” e você irá ouvir imediatamente respostas como “Claro que não, aumenta a pressão!”!

salComo você que acompanha aqui o Emagrecer De Vez já deve estar acostumado a perceber, geralmente, o que é senso comum tem grandes chances de não ser inteiramente verdade e, em muitos casos, simplesmente mitos.
Seria essa questão do sal mais um destes “mal entendidos”?

 

O Que Contam Pra Gente

Os governos e diretrizes nutricionais advocam a redução do consumo de sal e todo mundo sabe disso.
“Nós precisamos reduzir a quantidade de sal que ingerimos diariamente para termos uma melhor saúde cardíaca.”, algo nessas linhas.
Agora, não é incomum que a mídia, governos e diretrizes saiam na frente espalhando mitos sem antes terem embasado suas recomendações em estudos científicos de qualidade. Isso já aconteceu com a gordura, com o trigo, soja e, claro, sal, entre outros.

 

O Que A Ciência Tem Pra Dizer

Não precisamos procurar muito para acharmos pontas de verdade no meio de tudo isso.
O médico sueco Andreas Eenfeldt diz (1): “Uma revisão científica relevante recente (2) mostrou que não existem evidências suportando a sugestão de que uma ingestão reduzida de sal afete a saúde cardíaca ou a expectativa de vida. E ainda, a redução na pressão sanguínea é geralmente insignificante.” (3) (4)
Outra revisão de todos os melhores estudos na área (5) mostra que a quantidade de sal que a maioria das pessoas come é associada à uma boa saúde.
Esta revisão científica mostra que o que parece não ser o ideal é o consumo baixo de sal e o consumo extremamente alto de sal.
Segundo os estudos, o consumo ideal de sal é um consumo natural e normal, ou seja, já é, basicamente, a quantidade consumida pela grande maioria da população mundial de qualquer forma.
Uma resalva: Se a sua dieta alimentar consiste de refrigerantes e fast food, tenha em mente que estes alimentos contém quantidades anormais de sal. Porém, se sua dieta inclui estes alimentos rotineiramente, acredito que você tenha problemas maiores pra resolver do que somente o sal excessivo…
Traduzindo tudo isso, podemos tirar algumas conclusões:
A redução proposital de sal em uma dieta alimentar de qualidade pode causar uma deficiência de sódio. Se você está com esta deficiência, ou seja, comendo sal de menos, você provavelmente irá sentir tonturas, dores de cabeça, fadiga, dificuldades para se concentrar e também aumento do risco de constipação.
Uma forma simples de curar isso é, simplesmente, tomar um copo d’água com 1/2 colher chá de sal. Se os sintomas desaparecerem dentro de 15-30 minutos, eles foram causados por uma deficiência de sal (1).

 

Quanto Sal Devo Comer?

No geral, evite junk food, ou seja, fast food e comidas que você já sabe que não são naturais e não fazem bem pra você de qualquer maneira.
Na revisão científica liderada pelo Hospital Universitário de Copenhagen na Dinamarca, eles dizem que um consumo de sal dentro do intervalo de 2.645mg à 4.945mg por dia é associado com os melhores benefícios à saúde (esta é a quantidade que a grande maioria de nós já consome naturalmente).
Os malefícios começam a aparecer quando o consumo é extremo, tanto extremamente alto, quanto, extremamente baixo.
Se você tem uma alimentação saudável constituída de alimentos deliciosos reais (tipo o que se propõe no Método Emagrecer De Vez), você não precisa se preocupar com sal. Você pode, simplesmente, respeitar as suas papilas gustativas e colocar a quantia de sal que você achar melhor na sua comida (6).

Mais uma vez, o melhor, pra variar, é confiarmos no que nosso corpo nos diz. Tá salgado demais pro nosso paladar? Diminua… Falta sal na comida? Adicione! Não tem mágica! O que é mais simples do que comer de acordo com nosso gosto?
É isso! Espero ter colaborado com seu dia e sua saúde! Muitas coisas na vida são melhores quando simplificadas, não é verdade?
Grande abraço,
Assinatura_pequena-menor

0 comentários:

Mostrar Emoticons

Postar um comentário

Agradecemos desde já seu comentário, assim podemos fazer do blog Reeducação Alimentar cada vez melhor com sua participação. Qualquer dúvida é só nos perguntar que responderemos em breve. Beijos!