24 junho 2014


Para Emagrecer, Comer Ou Não Comer Café Da Manhã?

2





Então o café da manhã é a refeição mais importante do dia?
Duvida-CaféDaManhaBom, pra variar, novamente, o que as pessoas acham estar certo e o que a ciência prova ser o certo parece ser diferente.
Aliás, Dr. Mercola, respeitado médico americano, acha que pular o café da manhã pode ser uma das alterações mais poderosas que você pode fazer pela sua saúde e peso (1)!
Tenho observado que muitas das coisas que hoje são senso comum, têm alta probabilidade de não serem verdadeiras. Isso se estende à diversas áreas do conhecimento, porém, muito notoriamente no caso da saúde e nutrição, o que é perigoso!
Felizmente, não sou só eu que acho isso. David Allison, diretor do Centro de Pesquisa De Nutrição e Obesidade da Universidade Do Alabama diz (1):
“A área de obesidade e emagrecimento é cheia de crenças que nunca foram testadas rigorosamente; agora nós achamos uma destas crenças que simplesmente não é verdadeira quando testada. Isso deveria ser um aviso para todos nós para que sempre procuremos por evidências sobre as recomendações que ouvimos por aí.”


 

Comer Café Da Manhã é Melhor Para Emagrecer?

O que muitos advocam por aí é que um café da manhã reforçado irá favorecer seu emagrecimento, afinal, você irá comer menos ao longo do dia e, consequentemente, irá emagrecer mais, caso seja este seu objetivo. É fácil de se concordar com isso, não é?
Um estudo bem feito e bem recente (2) estudou 309 pessoas acima do peso, dividindo-as em 2 grupos. Um grupo foi instruído à comer café da manhã e o outro à não comer.
Depois de 16 semanas, observou-se que não houve diferença alguma em emagrecimento nos 2 grupos, ou seja, não importou se as pessoas comeram ou não café da manhã.
Aqui vale ressaltar algo importante: Ambos os grupos estavam comendo o que bem entendiam, ou seja, nenhum deles estava seguindo “dieta” alguma e isso explica também por que o grupo que pulou o café da manhã não emagreceu mais, afinal, quando você tem uma alimentação geral que favorece o armazenamento de gordura e evita a sua queima, você pode engordar até mesmo comendo apenas 1 refeição ao dia.
O ponto aqui é: ter um café da manhã não colaborou em nada no emagrecimento.
Ok, agora vamos ao próximo ponto:

 

Comer Café Da Manhã Contribui Para Aumento De Peso?

Acredita-se por aí que ao comer café da manhã iremos melhorar nosso metabolismo e prevenir exageros na alimentação… porém, outro estudo recente discorda (3).
Vejamos o que a ciência moderna e séria está dizendo, como reportado na revista Time nos Estados Unidos (4):
“… contrário à crença popular, ter café da manhã todos os dias não está ligado à melhoras no metabolismo. Antes acreditava-se que comer cedo no dia poderia prevenir exageros na alimentação e acelerar o metabolismo. O novo estudo que examinou uma relação causal entre ter café da manhã e o balanço energético dos indivíduos, não conseguiu provar isso.”
O estudo, ao contrário, verificou que comer café da manhã, na verdade, contribuiu para uma maior ingestão de calorias no total.

 

Como Comer, Então, Para Emagrecer Mais e Ficar Mais Saudável?

A ciência tem mostrado grandes vantagens em se pular o café da manhã e isso é até explicado, naturalmente , olhando-se para nossa história.
O ser humano não costumava ter comida fresca esperando para ser devorada no início do dia. Café da manhã era um luxo raríssimo, ou seja, longe de ser um hábito e nosso corpo se adaptou à isso ao longo dos milhões de anos de existência.
Agora, pular o café da manhã é uma das formas mais fáceis de se praticar o que chamamos de Jejum Intermitente (JI). Recentemente, muita pesquisa foi feita sobre isso e os resultados são claros e motivadores!
Tudo se baseia em ficar períodos mais longos sem ingestão de alimentos, o que sempre foi a norma ao longo da história do ser humano.
Os benefícios de se pular o café da manhã estão, portanto, relacionados aos benefícios do JI, os quais incluem (5):
  • Normalização da sensibilidade à insulina e leptina e turbinando a eficiência do uso energético das mitocôndrias.
  • Normalizando a fome, com a redução do hormônio grelina no estômago.
  • Promovendo a produção do hormônio do crescimento HGH ( o qual é um queimador de gordura ).
  • Reduzindo os níveis de triglicerídeos no sangue e melhorando a prevenção de doenças.
  • Rejuvenescimento e melhora do sistema imunológico.
Agora, isso não é fácil de se fazer se você já não tem uma alimentação verdadeiramente correta! Ou seja, se o seu corpo ainda está acostumado à queimar carboidratos como energia e não gorduras.
Logo, assim como o Dr. Mercola sugere, eu também reforço a sugestão de que, antes de tentar fazer algo do gênero, como pular o café da manhã, você foque em ajustar a sua alimentação para que seu corpo comece a se adaptar à queima de gordura como combustível.
Quando isso acontece, com a mudança de alguns simples hábitos, você automaticamente irá começar a emagrecer naturalmente, se sentir melhor, com mais energia e disposição e irá perder aquela gula maluca por doces… realmente funciona como “mágica”.
A melhor forma que eu conheço de se fazer esta adaptação na sua alimentação é seguindo o comprovado método Emagrecer De Vez que se você ainda não conhece, pode ver clicando aqui.
Quando você se adaptar à isso, pular o café da manhã será mais fácil de se fazer do que comê-lo, acredite.
Eu, particularmente, não tomo café da manhã na maioria dos dias da semana, tomando apenas o café turbo do Emagrecer De Vez.

 

O Que Fazer Primeiro?

Antes de mais nada, você precisa pular o café da manhã? É você quem decide! Não existe regra! Você pode muito bem ter uma vida saudável e um peso ideal comendo café da manhã todo o santo dia, sem a menor dúvida!
Agora, se você, por quaisquer motivos, não está contente com sua situação atual, talvez seja uma boa idéia tentar estas alterações, porém, da forma correta, obviamente. Aliás, sempre vale a recomendação aqui de você checar com seu médico de confiança antes de fazer qualquer alteração alimentar. Esta é uma recomendação geral que sempre se aplica!
Se você vem seguindo sua alimentação normal e está sofrendo com seu peso em excesso, sugere-se que antes de qualquer coisa, você comece à fazer alterações estratégicas nos seus hábitos alimentares para que seu corpo diminua a dependência por carboidratos.
A primeira delas, poderia justamente ser a respeito do que você come no café da manhã. Ao invés de pulá-lo completamente, o que pode ser difícil nesta estágio, tentar modificá-lo um pouco, comendo alimentos ricos em proteínas e gorduras e baixos em carboidratos, como: ovos e bacon, omelete, queijo cottage, iogurte natural 10% gordura, pão de linhaça com manteiga, etc. (1)
Ao comer um café da manhã rico em carboidratos, como panquecas, pão, suco, frutas, etc, você estará começando seu dia com picos de insulina no sangue que irão diminuir sua performance ao longo do dia, colocar seu corpo em um estado de armazenamento de gordura e ainda fazer você comer mais e mais cedo.
Uma vez que você tenha adaptado seu café, tornando-o uma refeição rica em gorduras naturais e proteínas, o próximo passo é ajustar o resto da alimentação.
Quando, então, você estiver adaptado(a) à uma alimentação correta, o próximo passo pode ser pular o café da manhã de forma estratégica.
Não se assuste se neste processo você verificar que está emagrecendo mais do que nunca e, ao mesmo tempo, se sentido extremamente bem! Tudo isso sem nenhuma contagem de calorias ou controle de porções!
Bem vindo(a) à uma alimentação verdadeiramente correta :)
Agora, eu fico por aqui! Espero que estas informações, além de chocantes, tenham sido úteis também!
Acho importante compartilhar contigo fatos para que as balelas por aí possam ser lentamente pulverizadas!

Um grande abraço,
Assinatura_pequena-menor

Fonte: Emagrecer de Vez

2 comentários:

Pamela Sensato disse...

Frannnn pois é amiga estávamos pensando na mesma coisa kkkk afinal é dúvidas que me consome no café da manhã hauhauuaua
seu post está excelente adorei...e oh tem post novo no blog sobre uma capsula que estou testando para perder gordura kkkkkkkkkkk

Beijoss *-*
==> Pâm Focada na Dieta

Franciele Gonçalves Franco Dalicani disse...

Oi Pam pois é né kkkk pois é mesma coisa, é um tabu pra mim rsrsrs mas esse post veio no meu e-mail e foi a primeira coisa que abri de manhã e choquei por isso postei mas ali não diz se pode ou não mas esclarece muitas dúvidas, ah vou ver sim seu post e deixar minha pegadinha por lá *--* viu e drenagem algum efeito após sessões? bjos :-*

Mostrar Emoticons

Postar um comentário

Agradecemos desde já seu comentário, assim podemos fazer do blog Reeducação Alimentar cada vez melhor com sua participação. Qualquer dúvida é só nos perguntar que responderemos em breve. Beijos!