19 maio 2015


#TOP 3 Alimentos Excluídos - Carne Processada!

1


Olá amores tudo certinho e hoje melhor que ontem, vim falar do #TOP3 e olha só imagine o 2º e 3º Lugar... Esse alimento muito de nós ingerimos, e pior mesmo com a substituição mais saudável é um veneno. No café da manhã você acorda e na mesa está aquele salaminho, presunto, mortadelas, patês e etc...


Depois que parei de consumir estas carnes processadas além de abaixar muito meu peso, melhorou muito minha barriga que vivia inchada e na retenção de líquidos.
Eu consumia muito mesmo... hambúrguer na janta, mortadela com pão de manhã no café e nuggets como lanchinho todo final de semana e olha só... PAREI de VEZ!!! eu comecei substituir por mais legumes e carnes de boi frescas uma vez por semana.


Durante o processamento de carne, é necessário considerar que existem diversos riscos que podem afetar a saúde do consumidor. Alguns exemplos são:
  • Os riscos biológicos, onde microrganismos patogênicos (destacando-se as bactérias e fungos) podem causar doenças e intoxicações alimentares.
  • Os perigos físicos, que podem ser causados pelos restos de materiais indesejados (vidro, fragmentos de ossos, dentes de animais - no caso da carne da cabeça de processamento, fragmentos metálicos, como clipes de salsicha, lâminas de faca quebradas, agulhas, plásticos, pedras).
  • Os perigos químicos, que são os contaminantes (metais pesados, do PCB, solventes químicos, de limpeza e de desinfecção compostos), resíduos (medicamentos veterinários, aditivos alimentares, pesticidas, e os aditivos alimentares com risco de overdose (nitrato, nitrito, conservantes químicos).
Todos esses processos são comuns aos alimentos industrializados, mas alguns são mais comuns quando se fala de carne processada, principalmente os riscos físico e químico.
Nas carnes processadas, há grande quantidade de fragmentos que não seria mais aproveitados pela indústria de carnes, contendo alta concentração de gordura.

FONTE: (ECycle)



Quem aí é viciado em cachorro quente??? amooooo mas comer salsicha (Vina) tem seus dias contados, afinal eu descobri que salsicha é feita da chamada carne industrial, que é composta por sobras e aparas do boi, do frango e do porco. É dizer, a salsicha é feita de vísceras, sangue, pele, bochecha e partes menos  nobres.
Além de restos, a salsicha conta com amido de milho, sal, temperos diversos e conservantes, dentre os quais o nitrito de sódio.
Já vi várias reportagens alertando para o risco das salsichas, sobretudo em relação ao câncer, as doenças cardiovasculares e a diabetes.
Um estudo norte americano demostrou que consumir um cachorro quente diariamente aumenta em 42% o risco de doenças cardiovasculares e 19% de chances de desenvolver diabetes tipo 2.
Além disso, toda carne vermelha também contém um pigmento vermelho chamado “haems”, que, uma vez no intestino, pode ser dividido para formar compostos nitrosos, os quais são conhecidos causadores de câncer.
Além disso, o “haems” pode irritar ou danificar as células que revestem o intestino, o que pode levar a eles a divisão mais rápida – exatamente o tipo de ação que tem mais chances de aumentar o risco de desenvolver câncer.
Outro problema a ser ressaltado é o excesso de sal, que tem sido associado a um risco aumentado do desenvolvimento de câncer de estômago, por exemplo.

Lembre - se  que:


O preparo desses tipos de carnes em altas temperaturas, como quando elas são grelhadas ou fritas em pouco óleo, formam aminas heterocíclicas, substâncias reconhecidamente cancerígenas. Por esse motivo a indicação dos especialistas é que se prepare o produto ao forno ou cozidos. Outra recomendação, desta vez da Organização Mundial de Saúde (OMS), é o consumo de apenas 300g de carne vermelha e/ou processada por semana.


É isso pessoal e até amanhã  e Fiquem com Deus!!!

1 comentários:

Michel Moreira disse...

Olá, Fran! Como você está? Confesso que não consigo ser tão revolucionário assim. Mudar tanto a alimentação. Às vezes, tomo o café sem adoçante e lembro de você. Mas só consigo se for acompanhado de leite integral. O cafezinho preto, eu não consigo. Desejo muito sucesso pra você.
Bjo grande do GRANDE!

Mostrar Emoticons

Postar um comentário

Agradecemos desde já seu comentário, assim podemos fazer do blog Reeducação Alimentar cada vez melhor com sua participação. Qualquer dúvida é só nos perguntar que responderemos em breve. Beijos!